CÂMARA ELEVA NÍVEL DO DEBATE SOBRE MERCADO CERVEJEIRO

ATIVIDADE CERVEJEIRA ARTESANAL FOI TEMA PRINCIPAL DE SIMPÓSIO NO PLENÁRIO DA CASA DE LEIS

Um evento que abre um precedente importante para a atividade econômica de toda a região. Nesta sexta-feira, seis de outubro, o “I Simpósio de Incentivo à Produção de Cervejas e Chopes de Ribeirão Preto” aprofundou o debate sobre o mercado cervejeiro e suas possibilidades para a atuação profissional.

Proposto pelos vereadores Jean Corauci (PDT) e Renato Zucoloto (PP), o evento contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmilson Carlos Domingues, e da Secretária Municipal de Cultura, Isabela Carvalho Pessotti.

Quatro palestras foram conduzidas para elucidar e esclarecer os principais pontos de engajamento de um produtor de cerveja em potencial. O presidente do “Polo Cervejeiro” e proprietário da cervejaria Walfanger, Augusto Balieiro, falou sobre o crescimento e as perspectivas do mercado nacional; Luiz Madeira, presidente da “CooperBreja”, explicou os conceitos e os desafios do cooperativismo; o advogado Thiago Strapasson abordou a carga tributária relacionada à atividade cervejeira e, por fim, o engenheiro Diogo Barradas explicou os trâmites legais para homologação e registro de uma cervejaria no Brasil.

“Acho que estamos fazendo nosso papel de colocar setores e pessoas diferentes em contato para que haja aprofundamento e produtividade no debate. Esse simpósio trouxe avanços na maneira de entender o mercado cervejeiro e, com certeza, poderemos focar num futuro com geração de empregos e fortalecimento econômico através desse importante setor”, avaliou o vereador Jean Corauci.

Dois grandes mestres cervejeiros foram homenageados durante o evento: Marcelo Carneiro, diretor-fundador da Cervejaria Colorado e Carlos Oswaldo Hauser, fundador da Cervejaria Baden-Baden.

“É o resgate de uma história pioneira e bem sucedida no município de Ribeirão Preto. A tradição cervejeira está enraizada em nossa cidade, já desde o fim do século retrasado. O trabalho que nos cabe agora é transformar esse sentimento tradicionalista, aglutinar esforços para que a atividade cervejeira tenha respaldo e possa fomentar os negócios, o turismo e, por consequência, a economia do município”, explicou o vereador Renato Zucoloto.

Neste sábado, sete de outubro, a partir das nove horas da manhã, acontece em Ribeirão Preto uma “brassagem” (produção de cerveja) ao vivo em frente ao Teatro Pedro II.