FAMÍLIA DE MEIRA JÚNIOR É HOMENAGEADA EM DOAÇÃO DO PEDRO II

MAGALI MEIRA DE OLIVEIRA ZUCOLOTO, NETA DE UM DOS IDEALIZADORES DO TEATRO, ACOMPANHOU A CERIMÔNIA

 

Agora é oficial, o Theatro Pedro II deixou de ser propriedade do Estado de São Paulo e passa fazer parte do patrimônio do município de Ribeirão Preto. A cerimônia de assinatura do termo de doação aconteceu no sábado, 10/06. O documento foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

A solenidade aconteceu na chamada “sala dos espelhos”, um dos pontos mais marcantes da imponente arquitetura do teatro. Em discurso, o governador Geraldo Alckmin fez questão de se dirigir à convidada ilustre Magali Meira de Oliveira Zucoloto, de 77 anos de idade, neta de João Alves Meira Júnior que na década de 1920 era presidente da Cervejaria Paulista e o principal idealizador da construção do Theatro Pedro II.

“Convivi pouco com meu avô, mas lembro da paixão dele pelo Theatro Pedro II e também escutei inúmeras histórias familiares. Ele queria investir em algo extraordinário. Foi aí que surgiu o Pedro II. Tenho muito orgulho”, explicou Magali Meira de Oliveira Zucoloto.

O teatro, inaugurado no ano de 1930, se manteve como propriedade da Cervejaria Paulista até que o Estado de São Paulo fizesse a aquisição do patrimônio junto à empresa que hoje se transformou na multinacional AMBEV. 87 anos depois do sonho de Meira Júnior se tornar realidade, um dos maiores ícones arquitetônicos da cidade, volta a ser oficialmente ribeirão-pretano.

“Quando meu bisavô pensou em construir esse teatro, certamente ele imaginava deixar um presente para a cidade que ultrapassasse os parâmetros do tempo… E ele conseguiu. De geração em geração, o Theatro Pedro II se transformou num patrimônio eterno do povo de Ribeirão Preto”, concluiu o vereador Renato Zucoloto, bisneto de João Alves Meira Júnior.