ZUCOLOTO HOMENAGEIA NADADOR RIBEIRÃO-PRETANO

NICHOLAS SANTOS RECEBEU O TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO POR MAIS UMA CONQUISTA HISTÓRICA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE NATAÇÃO

O tempo tem sido o melhor amigo de Nicholas Santos, o “vovô” da natação mundial não para de evoluir no esporte e alcançar novas façanhas.

Aos 37 anos de idade, Nicholas se tornou o atleta mais velho a ganhar uma medalha em campeonatos mundiais de natação. O nadador ribeirão-pretano conquistou a prata na prova dos 50 metros borboleta em Budapeste, Hungria. A antiga marca desse recorde também era dele, no mundial de Kazan, na Rússia em 2015, então com 35 anos e a mesma prata nos mesmos 50 metros borboleta, Nicholas Santos já havia se tornado o mais “experiente” dos medalhistas em mundiais.

Por essa façanha internacional, pela marca histórica e por toda a trajetória de sucesso no esporte, o vereador Renato Zucoloto (PP) decidiu prestar uma homenagem ao nadador Nicholas Santos com a entrega do título de honra ao mérito.

“É muito pouco perto da representatividade do Nicholas. Uma homenagem simples, singela, mas muito merecida. Nós é que acabamos nos sentindo privilegiados em poder reconhecer o valor e todo o esforço de um atleta ribeirão-pretano de alto rendimento, em que pese termos a total consciência de que o município tenha feito muito pouco ou quase nada nesses últimos 18 anos da vida dele, desde 1999 quando o Nicholas deixou Ribeirão Preto para representar outras cidades brasileiras que investiram na carreira dele. Chegou nossa hora de repensar os erros do passado e mudar essa realidade no futuro”, explicou o vereador Renato Zucoloto.

Em quase duas décadas dedicadas à natação, Nicholas Santos acumula uma coleção de grandes conquistas. Além das duas medalhas de prata na Rússia em 2015 e na Hungria em 2017, em mundiais de piscina curta (25m) são oito medalhas no total: três de ouro, três de prata e mais duas de bronze. Em Jogos Pan-Americanos, um ouro e uma prata na edição do Rio de Janeiro em 2007 e mais um ouro na edição de Guadalajara no México em 2011. Nas olimpíadas, duas participações e duas semifinais: 2008 em Pequim na China e 2012 em Londres na Inglaterra.

“Essa homenagem de hoje é mais uma conquista para a minha carreira. Tudo o que eu tenho, devo à minha família e à natação e acho que, inclusive, chegou o momento de devolver um pouco daquilo que conquistei. Quero passar a investir, cada vez mais, meu tempo e esforço na criação de projetos de natação para crianças e adolescentes aqui em Ribeirão Preto. Nem penso em me aposentar, me sinto muito bem, mas mesmo em atividade pretendo me envolver de verdade nesse trabalho de base”, conclui o nadador Nicholas Santos.