ZUCOLOTO VISITA UBS DO QUINTINO I

VEREADOR DIAGNOSTICOU NECESSIDADE DE REFORMA E MODERNIZAÇÃO NO PRÉDIO QUE É DA DÉCADA DE 80

No início da manhã desta última segunda-feira, três de julho, o vereador Renato Zucoloto (PP) esteve em visita oficial à Unidade Básica de Saúde “Professor Zeferino Vaz” que fica na rua César Montagnana no bairro Quintino Facci I.

Zucoloto conversou com a auxiliar de enfermagem Adélcia Vieira que foi a responsável por apresentar as modestas instalações ao vereador. A servidora comentou que a unidade trabalha em ritmo acelerado para absorver toda a demanda de especialidades que é agendada, mas afirma que atualmente não tem estrutura e nem condições de receber qualquer paciente em situação de emergência.

“Não temos espaço, nem material humano suficientes. Infelizmente, se um paciente chegar em estado grave já nem deixamos descer do carro e pedimos para se dirigir à outra unidade”, admite a auxiliar de enfermagem Adélcia Vieira.

O vereador Renato Zucoloto também foi recebido pelo gerente geral da UBS do Quintino I. José Antônio Salomão está neste cargo desde 2013 e conseguiu enxugar as intermináveis filas de espera para consultas pré-agendadas. No entanto, Salomão admite que a estrutura física está ultrapassada e precisa de melhorias, além da necessidade da contratação de profissionais.

“As filas costumavam começar de madrugada em frente à unidade e isso era um problema dobrado: primeiro, claro, porque era desconfortável e desumano com quem tinha que ficar horas e horas pra agendar uma consulta e segundo em razão da demanda acima do que podíamos absorver, acabávamos por dispensar os últimos da fila que com razão se revoltavam pela espera em vão. Hoje isso acabou, mas ainda estamos com necessidade de profissionais na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e também na área de Odontologia”, afirma o gerente geral José Antônio Salomão.

O vereador Renato Zucoloto se colocou à disposição da Unidade Básica de Saúde do Quintino I para levar as demandas mais importantes até a Secretaria Municipal de Saúde e tentar evoluir nas negociações por melhorias estruturais.

“Fiquei impressionado positivamente com a limpeza e organização dessa UBS. O trabalho tem sido entregue à população, mas fica evidente que a estrutura física está longe do ideal para os pacientes e também para os profissionais. O prédio é dos anos 80 e nunca passou por uma reforma. O volume de pacientes aumentou, o quadro de funcionários cresceu e o lugar permanece inalterado. Isso precisa ser corrigido e nós vamos levar ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde”, enfatizou o vereador Renato Zucoloto.